Faturação eletrónica: um passo em frente rumo à digitalização

breves mil 01 scaled

A faturação eletrónica chega como uma obrigação legal, mas é também uma oportunidade de modernização, de otimização de recursos e um passo em frente rumo à digitalização. Obrigatória certificação a partir de 1 de janeiro de 2023

Mas o que é afinal a faturação eletrónica?

É um documento fiscal cujo ciclo de vida é totalmente digital. Pode partir de uma desmaterialização total da fatura (Interface EDI), em que os documentos, seguindo um formato estruturado, são transferidos e/ ou importados digitalmente entre entidades – este sistema é já utilizado por grandes empresas e tornou-se obrigatório nas relações de vendas com entidades públicas desde 1 de julho deste ano.

Por outro lado, podem ser geradas para um formato eletrónico, normalmente em formato PDF, e enviadas por email, ou colocadas em repositório digital onde os destinatários poderão aceder para transferir ou consultar as mesmas.

A certificação destes documentos nasce com o objetivo de simplificar as relações comerciais entre entidades, garantido simultaneamente a autenticidade dos documentos. No caso das faturas geradas para formato eletrónico, a obrigatoriedade de certificação foi prorrogada para 1 de janeiro de 2023.

As empresas devem assim adaptar os seus sistemas informáticos de faturação e celebrar protocolos com entidades devidamente acreditadas, dado que serão necessários certificados e pacotes de assinaturas para confirmar a autenticidade dos documentos.

Quais são as vantagens de aderir à faturação eletrónica?

A adesão à faturação eletrónica garante uma maior agilidade e fiabilidade no processo de faturação, permite reduzir prazos de pagamento, custos de operação e custos de transação. Possibilita ainda eliminar processos manuais, melhorar a gestão documental e contribuir, igualmente, para uma gestão sustentável dos recursos.

Como a Moneris pode ajudar?

Mais do que nunca, as tecnologias de informação desempenham um papel estratégico nas organizações, representando uma componente crítica e decisiva nos seus processos de negócio e sustentabilidade. A transição digital assume-se assim como um dos grandes desafios para as organizações, podendo ser a faturação eletrónica, para muitas empresas, ser um dos primeiros passos.

A Moneris Innovation Lab tem uma equipa focada em soluções tecnológicas e produtos inovadores que respondem às necessidades de crescimento da sua empresa e o acompanham na crescente digitalização dos negócios.

Fale com a nossa equipa e aposte na automação, eficiência e desmaterialização dos seus processos e negócios.

Luis Louro
Consultor | Moneris Innovation Lab

luis.louro@moneris.pt

Scroll to Top