Recursos Humanos

Potenciar o maior ativo das empresas. As suas pessoas.

A gestão do Capital Humano e o cumprimento das obrigações laborais estão hoje no centro das atenções das empresas.

A própria transformação dos mercados obriga a que as empresas olhem para os seus colaboradores como uma área fundamental para o seu desenvolvimento.

Cada vez mais as empresas dependem do seu capital humano para prosseguirem o caminho da inovação contínua e, deste modo, assegurarem novas formas de criação de valor.

O outsourcing da componente administrativa de Recursos Humanos permite que as empresas se foquem nos seus fatores críticos de sucesso e, assim, possam ter uma análise crítica da sua estratégia. Esta externalização de processos administrativos resulta, cada vez mais, numa estratégia de maior eficiência e alinhamento da gestão de recursos humanos com o core business de uma organização.

A nossa metodologia permite ajustar-nos às necessidades de cada organização, numa filosofia integrada  que permite reduzir custos, flexibilizar estruturas, alcançar elevados níveis de serviço e, consequentemente, aumentar a competitividade de negócios e empresas.

O nosso acompanhamento 360º na gestão de recursos humanos permite o desenho de uma proposta de valor adaptada às necessidades e características distintivas de cada negócio.

 
 

Dimensões da gestão de recursos humanos

A nossa metodologia engloba três dimensões. Uma dimensão de suporte e compliance, onde se inserem o processamento de salários e o cumprimento de obrigações laborais. Uma dimensão técnica que procura atrair, desenvolver, potenciar e motivar  o capital humano da sua organização. E uma dimensão estratégica onde promovemos o compromisso dos colaboradores mediante a implementação de soluções à medida.

Dimensão de Suporte e Compliance

  • RH Clássico
  • RH Plus
  • RH Conformidade
  • RH Impluso

Dimensão Técnica

  • RH Recrutar
  • RH Qualificar
  • RH Otimizar

Dimensão Estratégica

  • RH 360º
  • RH Interim Management

Serviços no âmbito dos Recursos Humanos

A nossa equipa assegura a gestão administrativa dos seus recursos humanos, especialmente na execução do processamento salarial e no cumprimento das obrigações legais declarativas relacionadas.

Complementarmente, assumimos a monitorização do cumprimento das obrigações laborais relacionadas com a gestão de férias, de contratos de trabalho, de formação, de medicina do trabalho, assim como a intermediação com parceiros externos do cliente.

  

  • Comunicação da admissão e cessação de trabalhadores junto das Entidades Oficiais.

  • Manutenção do cadastro de pessoal em suporte informático.

  • Processamento de salários e emissão dos respetivos recibos de remunerações.

  • Simulação de cálculo do vencimento de novos trabalhadores e cálculo da compensação por cessação do vínculo laboral.

  • Emissão mensal de mapas de suporte ao processamento salarial.

  • Emissão mensal do mapa de transferências bancárias para pagamento aos trabalhadores.

  • Emissão dos recibos e envio por email.

  • Envio mensal da declaração para a Segurança Social e comunicação da importância devida para pagamento da TSU.

  • Emissão do documento de pagamento dos fundos de compensação e elaboração dos pedidos de reembolso.

  • Envio mensal da Declaração Mensal de Remunerações (DMR) à autoridade tributária e emissão do respetivo pagamento.

  • Emissão da declaração anual de rendimentos (IRS) para cada trabalhador.

  • Emissão de mapa de remunerações para a seguradora para efeitos do seguro de acidentes de trabalho.

  • Elaboração anual do Relatório Único (mediante orçamento específico).

  • Elaboração de relatórios de gestão e respostas a inquéritos de recursos humanos.

A nossa equipa assegura a gestão administrativa dos seus recursos humanos, especialmente na execução do processamento salarial e no cumprimento das obrigações legais declarativas relacionadas.

Complementarmente, assumimos a monitorização do cumprimento das obrigações laborais relacionadas com a gestão de férias, de contratos de trabalho, de formação, de medicina do trabalho, assim como a intermediação com parceiros externos do cliente.

  

    • Comunicação da admissão e cessação de trabalhadores junto das Entidades Oficiais.

    • Manutenção do cadastro de pessoal em suporte informático.

    • Processamento de salários e emissão dos respetivos recibos de remunerações.

    • Simulação de cálculo do vencimento de novos trabalhadores e cálculo da compensação por cessação do vínculo laboral.

    • Emissão mensal de mapas de suporte ao processamento salarial.

    • Emissão mensal do mapa de transferências bancárias para pagamento aos trabalhadores.

    • Emissão dos recibos e envio por email.

    • Envio mensal da declaração para a Segurança Social e comunicação da importância devida para pagamento da TSU.

    • Emissão do documento de pagamento dos fundos de compensação e elaboração dos pedidos de reembolso.

    • Envio mensal da Declaração Mensal de Remunerações (DMR) à autoridade tributária e emissão do respetivo pagamento.

    • Emissão da declaração anual de rendimentos (IRS) para cada trabalhador.

    • Emissão de mapa de remunerações para a seguradora para efeitos do seguro de acidentes de trabalho.

    • Elaboração anual do Relatório Único (mediante orçamento específico).

    • Elaboração de relatórios de gestão e respostas a inquéritos de recursos humanos.

    • Monitorização do cumprimento dos requisitos legais aplicáveis à gestão das férias dos trabalhadores.

    • Monitorização do cumprimento dos prazos legais para a contratação e cessação de trabalhadores com contratos individuais de trabalho a termo resolutivo.

    • Monitorização do cumprimento dos requisitos legais aplicáveis à formação profissional.

    • Monitorização do cumprimento dos exames previstos pela medicina do trabalho (admissão, periódicos e ocasionais).

    • Apoio na resposta aos inquéritos estatísticos das entidades oficiais competentes.

    • Articulação com parceiros externos do cliente (saúde, higiene e segurança no trabalho, advogados, consultores financeiros, entre outros).

    • Apoio procedimental no âmbito do destacamento de trabalhadores.

    • Elaboração de candidaturas a programas de estágios profissionais e outros incentivos ao emprego.

Por forma a avaliar a conformidade dos seus processos e procedimentos à luz da legislação aplicável, os nossos técnicos especializados realizam uma auditoria à área responsável pela gestão de recursos humanos com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria e apresentar propostas para restringir o risco de aplicação de coimas e sanções assessórias pelas entidades oficiais competentes.

 

    • Auditoria aos processos e procedimentos de gestão de recursos humanos realizada por uma equipa independente de consultores RH Moneris com larga experiência na gestão de recursos humanos.

    • Os processos e procedimentos formais são auditados em entrevista com as pessoas responsáveis pela gestão de recursos humanos.

    • Análise documental in loco aos documentos de cariz laboral, contributivo e fiscal, bem como uma visita às instalações.

    • Produção de um relatório de auditoria com as constatações da equipa de consultores.

    • Elaboração de propostas ajustadas à realidade de cada projeto que visam corrigir eventuais situações suscetíveis de originar contraordenações laborais, de segurança social e fiscal, bem como melhorar os processos de gestão de recursos humanos.

Ajudamos startups e jovens empresas na constituição do departamento de recursos humanos e consequentemente, na elaboração e implementação das principais políticas e práticas de RH, customizadas à realidade empresarial e contexto assegurando desde logo a conformidade laboral da gestão de recursos humanos.

 

  • Comunicações obrigatórias à Segurança Social e registo nos Fundos de Compensação.

  • Procedimentos e registos no âmbito da gestão administrativa de RH.

  • Perfis de competência.
  • Apoio na organização dos serviços de segurança e saúde no trabalho.

  • Formação sobre principais obrigações legais.

As tarefas de recrutamento e seleção constituem uma das maiores dificuldades e um dos riscos mais onerosos das funções de gestão. Investimos no conhecimento do seu negócio e nos objetivos da nova contratação para garantir um processo de seleção eficiente que passa por um rigoroso conjunto de metodologias e processos.

 

  • Definição da função e perfil enquadrado nas necessidades do cliente.
  • Conhecer a cultura organizacional.
  • Identificar as competências.
  • Selecionar as fontes de recrutamento.
  • Analisar as candidaturas.
  • Implementar provas de seleção dos candidatos.
  • Elaborar a short-list de candidatos.
  • Validar referências.
  • Apoiar o fecho contratual.
  • Acompanhar a integração da(s) pessoa(s) escolhida(s).

No apoio à gestão da formação nas empresas, dispomos uma proposta de valor diferenciada e customizada, que se estende desde o planeamento e execução do plano de formação à avaliação dos seus resultados.

 

  • Identificar e priorizar as necessidades formativas.
  • Descrever as ações, identificar os destinatários e os objetivos a alcançar.
  • Orçamentar e calendarizar o plano de formação.
  • Evidenciar as ações de formação.
  • Apoiar a avaliação da satisfação dos formados.
  • Apoiar a avaliação da eficácia da formação.

Com vista à otimização do plano de compensação e benefícios na sua empresa, apresentamos uma solução de consultoria especializada com propostas de melhoria, quer sejam de natureza financeira, pela via da poupança, quer sejam de promoção da equidade interna e externa.

 

  • Estudar o plano de compensações e benefícios em vigor.
  • Apresentar propostas de melhoria, quer sejam de natureza financeira, pela via da poupança, quer sejam de promoção da equidade interna e externa.
  • Avaliar o impacto quantitativo e qualitativo esperado em virtude da implementação das medidas enunciadas face ao plano de compensação e benefícios em vigor.

A solução de Interim Management é utilizada especialmente em funções de suporte ou de gestão de topo, para preencher as lacunas críticas nas competências existentes nas suas organizações, durante os períodos de mudança, crise e crescimento.

As organizações devem assegurar que têm acesso a todo o potencial de talento que necessitam para a sustentabilidade e crescimento do seu negócio, permitindo-lhes acompanhar desafios como a implementação de novos processos, sistemas ou departamentos, gerir crises ou mudanças, gerir fusões, aquisições ou restruturações, gerir expansões internacionais, entre outras motivações provisórias e imediatas das organizações.

Com uma resposta integrada de serviços e soluções, os nossos especialistas desenham uma solução à medida de cada desafio, assegurando o cumprimento das três grandes dimensões da gestão de RH (Suporte e Compliance, Técnica e Estratégica).

O âmbito de apoio na gestão da solução RH 360º é total, abrangendo todos os serviços descritos nos programas:

  • RH Clássico
  • RH Plus
  • RH Conformidade
  • RH Impulso
  • RH Recrutar
  • RH Qualificar
  • RH Otimizar
  • RH Interim Management

Exclusões:

  • Preparação e condução de processos disciplinares.
  • Pareceres técnico-jurídicos.
  • Contencioso laboral, fiscal, civil ou criminal.
  • Redação de contratos de trabalho, outros acordos, denúncias e demais minutas de comunicação de cariz laboral.
  • Legalização de trabalhadores estrangeiros

Os serviços supramencionados nas exclusões, poderão ser assegurados através de parceiros externos à  Moneris, através de um sistema de intermediação, sempre que solicitados pelo cliente.

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