Fusões e Aquisições

Ao seu lado. Em cada passo. Rumo ao negócio certo.

A nossa equipa especializada tem no seu ADN uma vocação para acompanhar processos de build up, podendo ajudar as empresas e empresários a identificarem, avaliarem e aferirem potenciais empresas alvo, mediante critérios, objetivos e requisitos devidamente definidos.

Por outro lado, caso pretenda considerar a venda ou abertura de capital a outros investidores, a equipa Moneris estará ao seu lado para maximizar o seu retorno, através da identificação e resolução de quaisquer problemas antes de colocar a sua empresa ou negócio no mercado, valorizando o seu ativo junto de potenciais investidores.

A nossa ampla presença nacional, aliada à integração numa das maiores associações mundiais de empresas de auditoria, contabilidade e serviços jurídicos – o MSI Global Alliance – permite-nos identificar, rápida e eficazmente, empresas alvo ou investidores para uma transação específica em mais de 100 países em todo o mundo.

Temos consciência de que cada transação é única, nas suas características, interlocutores e objetivos, mas há um conjunto de desafios que são comuns a todos os processos de fusões e aquisições onde podemos ser muito relevantes.

Tratamos os processos de Fusões & Aquisições como se fossem nossos, porque sabemos por experiência própria as necessidades que os gestores e acionistas têm em processos deste tipo.

O nosso conhecimento, aliado à forma como nos envolvemos com os acionistas e equipas de gestão é a chave do nosso sucesso e eficácia nos processos de fusões e aquisições.

Acompanhamos todo o ciclo de uma transação

Strategy

  • Identificamos os objetivos e as motivações inerentes ao processo de F&A, garantindo a quantificação dos value drivers e deliverables esperados, por forma a alinhar a estratégia de F&A da empresa com a sua estratégia empresarial.
  • A nossa abordagem permite garantir a maximização do valor acionista ou do retorno para o investidor, em cada processo e/ou transação.
  • Definimos as guidelines para o planeamento e condução do processo com base na dimensão do negócio e na sofisticação dos intervenientes, pelo que é crucial uma correta aferição das características e envolvência da transação nesta fase inicial.
  • Identificamos as entidades a abordar e preparamos um blind profile para despertar o interesse na transação, fornecendo informações com total confidencialidade.

Pre-deal

  • Asseguramos a assinatura de um Acordo de Confidencialidade (NDA) em momento prévio à apresentação de qualquer informação que exponha o investidor, de modo a assegurar a necessária reserva das partes interessadas e proteção do negócio.
  • Com a preparação do dossier de captação de investimento, fornecemos ao investidor uma quantidade alargada de informação.
  • Apoiamos toda a negociação dos mecanismos de ajustamento e a revisão do Share Purchase Agreement, salvaguardando os interesses do comprador/vendedor.

Due Diligence

  • Buy-side due diligence – Apoiamos os compradores na identificação e compreensão dos riscos fiscais a que o target está exposto, para que sejam exigidas as garantias adequadas para fazer face aos riscos a que a empresa está exposta. Melhoramos o entendimento do comprador relativamente ao target, permitindo a possibilidade de efetuar uma oferta mais adequada.
  • Vendor due diligence – Garantimos à equipa de gestão dos vendedores a prestação atempada de informação sobre os riscos a que está exposta, para que sejam tomadas eventuais medidas corretivas, proporcionando aos vendedores um maior controlo sobre o processo e timing de venda.

Deal

  • Assessoramos os nossos clientes na negociação, na revisão de contratos de compra e venda e na estruturação da aquisição /venda.
  • Apoiamos na estruturação e organização da melhor solução de financiamento, trabalhando em conjunto com a banca, sociedades de capital de risco ou de venture capital, fundos de private equity, redes de business angels, atendendo assim às exigências de cada transação.
  • Auxiliamos na estruturação da operação, determinando o impacto fiscal imediato e de longo prazo da transação e criando eficiências fiscais no negócio. 

Post Deal Integration

  • Nesta fase, apoiamos na estruturação de operações de reorganização, na implementação de estruturas fiscais e na estruturação do desinvestimento.
  • Garantimos suavidade e estabilidade durante o período de transição, com foco nos principais fatores de sucesso de integração.
  • Desenvolvemos planos de ação que asseguram a integração do target nos procedimentos delineados e monitorizamos a implementação dos mesmos.

Conteúdo relacionado

vista da feira PT exportador

Vamos estar presentes no Portugal Exportador’19

Voltamos a marcar presença no maior evento de internacionalização realizado em Portugal. Serão dez horas consecutivas de negócios e empreendedorismo, com reuniões, workshops, conferências, cafés temáticos e consultoria a ocorrer em simultâneo.

LER MAIS »
Scroll to Top