Apoios e Incentivos

Por vezes basta o apoio certo.

Os crescentes desafios que se colocam quanto à competitividade das empresas, num mercado cada vez mais global, e a necessidade de assegurar as melhores condições de financiamento para suportar o seu crescimento e desenvolvimento, têm trazido o tema dos apoios e incentivos ao investimento para o topo das prioridades das organizações.

Em Portugal, encontram-se disponíveis diversos sistemas de incentivos ao investimento, a nível comunitário e extra-comunitário, que permitem às empresas a obtenção de apoios públicos para o financiamento dos seus projetos, quer seja numa perspetiva de Internacionalização, de Inovação, de Desenvolvimento Tecnológico ou de Qualificação.

Trabalhamos as várias vertentes estratégicas de Apoios e Incentivos para criar valor às organizações, garantindo uma consultoria integrada e um acompanhamento integral das suas necessidades, com uma equipa multidisciplinar especializada em três dinâmicas: os Incentivos Comunitários, os Incentivos Fiscais e a Internacionalização.

Desenvolvemos um conjunto único de competências no domínio do financiamento da inovação e do empreendedorismo, da gestão da inovação e de projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico, combinando competências especializadas nestes domínios com um profundo conhecimento de diferentes setores de atividade económica.

Os nossos serviços de consultoria ao investimento e de captação de recursos financeiros para o desenvolvimento da atividade empresarial são transversais a todos os programas e medidas de apoio, garantindo uma resposta que compreende um leque diversificado de necessidades do seu negócio e que maximiza a captação de fontes de financiamento disponíveis.

Serviços no âmbito dos apoios e incentivos

A multiplicidade e a complexidade no acesso aos fundos públicos, que exigem o controlo das condições de acesso e de elegibilidade nos períodos antes, durante e após a efetiva concretização do projeto de investimento, requerem um apoio técnico cada vez mais especializado.

Os sistemas de incentivos públicos devem ser encarados como uma fonte de financiamento disponível complementar aos capitais próprios ou ao crédito bancário, pelo que não devem ser ignorados no momento de definir a estrutura de financiamento dos seus projetos.

Com taxas de co-financiamento que podem atingir 100%, incluindo componentes de incentivo não reembolsável, a nível nacional ou europeu, os quadros de apoio e respetivos instrumentos podem ser relevantes para definir e potenciar o seu investimento.

A nossa equipa de Apoios e Incentivos propõe as melhores oportunidades de financiamento para apoiar os seus investimentos, seja qual for a sua natureza ou setor de atividade. Além do processo de candidatura, a nossa equipa está também presente ao longo do período de execução do projeto, de forma a garantir a maximização do co-financiamento a obter.

Podemos acompanhar todo o processo até à sua conclusão, ou intervir em fases específicas. Estamos preparados para oferecer uma solução desenhada à medida da sua organização.

As medidas fiscais de apoio ao investimento previstas para empresas nacionais ou internacionais a operar em Portugal são importantes recursos de gestão orçamental e de financiamento na esfera tributária.

Para que se possa focar nas áreas centrais do seu negócio, disponibilizamos-lhe um apoio especializado na identificação e acesso aos incentivos fiscais disponíveis para a sua empresa. Dada a crescente complexidade e mutação do sistema fiscal, o apoio dos nossos experientes consultores pode ser fundamental para a otimização da sua empresa ao nível fiscal.

Atualmente, os incentivos fiscais disponíveis abrangem, de forma não exclusiva:

  • Regime Fiscal de Apoio ao Investimento (RFAI);
  • Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE II);
  • Incentivos Fiscais à Internacionalização;
  • Regime de Dedução por Lucros Retidos e Reinvestidos (DLRR);
  • ou Regime dos Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo.

No mercado global em que vivemos, a internacionalização é atualmente mais do que uma opção; é um caminho imprescindível para o crescimento das empresas e negócios, independentemente do setor de atividade ou da sua dimensão.

Acompanhamos centenas de empresas no seu processo de internacionalização, quer seja em projetos conjuntos, ou de forma individualizada, com uma abrangência de serviços e soluções que minimizam o seu risco e maximizam o seu investimento.

Os nossos profissionais, proficientes em várias línguas e com um conhecimento abrangente de inúmeros mercados, acompanham as empresas ao longo do seu processo de expansão internacional. Integramos uma das maiores associações mundiais de empresas de auditoria, contabilidade e serviços jurídicos – a MSI Global Alliance – com presença em mais de 100 países em todo o mundo e mais de 10.000 profissionais, o que nos permite apoiar, de forma especializada e com parceiros de referência, as empresas portuguesas que procuram a internacionalização, nas suas mais diferentes formas, ou que pretendem conhecer e estudar outros mercados para desenvolver a sua atividade.

Para cada empresa, identificamos um plano de ação e uma estratégia de abordagem personalizada, que nos vai permitir ser relevantes em vários momentos do processo de internacionalização:

  • Identificação e caracterização dos mercados alvo relevantes;
  • Elaboração de estudos de mercado e benchmarking;
  • Definição da estratégia de entrada no mercado;
  • Análise dos aspetos fiscais, laborais e regulatórios relevantes;
  • Enquadramento em sistemas de incentivos e outras fontes de financiamento;
  • Participação em missões empresariais – parceria com Associações Empresariais/Câmaras do Comércio e outros organismos conjuntos;
  • Visitas de prospeção comercial in loco;
  • Captação de parceiros comerciais para visitas comerciais e de negócios em Portugal;
  • Elaboração de planos de negócio;
  • Definição de estratégias comerciais e de marketing.

Conteúdo relacionado

vista da feira PT exportador

Vamos estar presentes no Portugal Exportador’19

Voltamos a marcar presença no maior evento de internacionalização realizado em Portugal. Serão dez horas consecutivas de negócios e empreendedorismo, com reuniões, workshops, conferências, cafés temáticos e consultoria a ocorrer em simultâneo.

LER MAIS »
Scroll to Top