Projetos Conjuntos | Internacionalização PME

Projetos Conjuntos Internacionalização PME scaled

Candidaturas abertas até 30 de dezembro para associações empresariais ou entidades sem fins lucrativos

A medida “Projetos Conjuntos – Internacionalização PME” destina-se a apoiar Pequenas e Médias Empresas de todo o Continente, integradas em projetos conjuntos promovidos por entidades sem fins lucrativos, de natureza associativa e com competências específicas dirigidas às PME.

O objetivo deste concurso consiste em conceder apoios financeiros a projetos que reforcem a capacitação empresarial das PME para a internacionalização, permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora e reconhecimento internacional, através da implementação de ações de promoção e marketing, da sua presença em certames internacionais e do conhecimento e acesso a novos mercados.

O apoio a conceder reveste a forma de incentivo não reembolsável, com uma taxa máxima de 50% das despesas elegíveis.

Principais condições de acesso

  • Os projetos devem ser sustentados por um plano de ação conjunto adequadamente fundamentado e que vá de encontro ao esforço de promoção/ comunicação internacional definido no âmbito das políticas públicas de internacionalização. As entidades promotoras devem, previamente à submissão das candidaturas, articular com a AICEP as ações a incluir nos planos de ação conjuntos.
  • Os projetos a apoiar no presente Aviso devem ter uma duração máxima de execução de 24 meses.

Despesas elegíveis

  • Custos com deslocações no âmbito da participação em feiras e exposições, alojamento, ações de prospeção, captação de novos clientes e de promoção.
  • Custos com o pessoal da entidade promotora afetos às atividades de gestão e acompanhamento do projeto conjunto.
  • Aquisição de serviços a terceiros relativas a ações conjuntas relacionadas com a implementação de soluções comuns às empresas participantes no projeto e que envolvam:
    • Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
    • User-Centered Design (UX);
    • Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;
    • Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos;
    • Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA);
    • Social Media Marketing;
    • Content Marketing;
    • Display Advertising;
    • Mobile Marketing;
    • Web Analytics.
  • Custos com presença conjunta em plataformas digitais, participação em eventos digitais, e realização de missões virtuais.

Indicadores de realização

  • N.º de mercados alvo, comunitários e terceiros, visados no projeto;
  • N.º de ações de prospeção e captação de novos clientes nos mercados externos;
  • N.º de presenças em feiras e certames internacionais;
  • N.º de lojas próprias online criadas;
  • N.º de novas adesões a marketplaces.

Indicadores de resultado

  • Intensidade das exportações no pós-projeto.

Como a Moneris pode ajudar?

Com uma vasta experiência e know-how no acompanhamento de projetos conjuntos, a Moneris desenvolveu modelos de apoio à internacionalização, juntamente com Câmaras de Comércio e Associações Empresariais.

A nossa equipa de Apoios e Incentivos acompanha ainda inúmeras empresas no seu processo de internacionalização, potenciando os seus negócios em mercados de afinidade.

Estaremos totalmente disponíveis para os esclarecimentos que necessitar, através do email incentivos@moneris.pt.

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