Avaliações

Avaliações

Os processos de Avaliações e modelização financeira, bem como as demais técnicas que lhes estão associadas, têm vindo a tornar-se, um elemento fundamental para a sustentabilidade e desenvolvimento de empresas e negócios.

O crescente ritmo de mudança, a maior exigência e profissionalização dos mercados, assim como a incerteza do contexto em que as empresas atuam, numa economia cada vez mais conectada e global, obrigam a um planeamento financeiro das atividades empresariais, independentemente da fase em que a empresa se encontre (seja esta a criação/conceção do negócio/empresa ou, eventualmente, numa fase ulterior, de internacionalização).

Na Moneris reunimos uma equipa experiente e especializada nos processos de avaliação e de modelização financeira.

A nossa experiência, em contextos tão diferentes como processos de (re)privatização, avaliação de empresas e de negócios, project finance e modelização financeira, avaliação de marcas, avaliação de ativos intangíveis para aferição de imparidades, entre outros, permite-nos dispor de um conjunto de profissionais devidamente especializados em cada área, de modo a responder às necessidades dos nossos clientes.

O nosso conhecimento e dedicação, aliados à especialização das nossas equipas e à forma como interagimos com o nosso cliente no decurso do processo de avaliação, é a chave da excelência e sucesso dos nossos trabalhos nesta área.

Serviços no âmbito das Avaliações

Avaliações de empresas e negócios

  • Desinvestimento (venda total ou parcial da empresa ou do negócio);
  • Investimento (aquisição total ou parcial da empresa ou do negócio);
  • Buy-out de acionistas, sócios ou da gestão (MBO);
  • Financiamento e risco de crédito;
  • Litígios e processos de arbitragem;
  • Negociação ( cenários e analíses de sensibilidade);
  • Sucessão familiar.

Testes de imparidade

  • Revisão da imparidade do goodwill;
  • Revisão da imparidade de outros ativos intangíveis;
  • Unidades geradoras de caixa.

Modelização financeira

  • Planos de negócio (elaboração, análise de risco, de mercado e projeções financeiras);
  • Concorrência (benchmarking);
  • Estratégia (simulação para avaliação de opções estratégicas);
  • Investimento (otimização na alocação de capital);
  • Crescimento (expansão do negócio e estratégias);
  • Viabilidade (processos de reestruturação e renegociação de dívida).

Sobre Avaliações

A avaliação de empresas e negócios consiste no processo usado para apurar do valor de uma determinada entidade, seja ela comercial, industrial, de serviços ou ainda de investimento, que tem como intuito exercer uma atividade económica.

A avaliação pode ter diferentes âmbitos e extensões, como sejam, por exemplo, a avaliação global da empresa, a avaliação da totalidade do capital próprio, a avaliação de uma participação maioritária, a avaliação de uma participação minoritária, a avaliação de uma unidade de negócio, ou a avaliação de um conjunto de ativos e passivos.

Já no que toca aos objetivos, a avaliação pode ser efetuada para fundamentar:

  • A venda/compra da totalidade ou parte do capital;
  • Operações de fusão/cisão;
  • Teste de imparidade ao goodwill (para efeitos contabilísticos);
  • Partilhas e trocas de participações sociais;
  • entre outros.

Cada caso implica uma abordagem diferente e um conhecimento profundo das técnicas e métodos de avaliação a utilizar.

Para tal, utilizamos normalmente 3 abordagens principais.

Avaliação patrimonial

Avaliam-se individualmente os ativos e os passivos da entidade, incluindo os não contabilizados (ativos e passivos contingentes), utilizando-se um determinado critério de valorimetria para cada um deles. Nesta ótica de avaliação podem ser utilizados vários critérios, nomeadamente o valor de liquidação, o valor contabilístico, o valor de substituição e o justo valor de mercado.


Avaliação comparativa com o mercado

Nesta ótica de avaliação, também designada por avaliação relativa ou por múltiplos, toma-se por base empresas comparáveis que estejam cotadas ou que tenham sido recentemente transacionadas, e usam-se as cotações ou os preços de transação como base comparativa para a empresa ou negócio a avaliar.


Avaliação pelo rendimento atualizado

Nesta ótica de avaliação considera-se que o valor da empresa depende dos rendimentos futuros que pode gerar, os quais são atualizados ao momento em que é efetuada a avaliação. Poderão ser utilizados vários métodos, destacando-se:
Atualização dos dividendos (utiliza-se geralmente para avaliar participações minoritárias);
Atualização dos fluxos de caixa (estimam-se os fluxos de caixa futuros e atualizam-se ao custo do capital).

Sobre Modelização Financeira

Construir um modelo de negócios eficaz, seja para avaliar uma transação, uma nova oportunidade de mercado ou para outros fins estratégicos, é uma tarefa complexa e difícil.

Em nosso entender, o plano de negócios e a modelização financeira deve estar no centro do processo de tomada de decisão, seja na avaliação de opções estratégicas, de novos investimentos ou de operações já existentes.

Na Moneris, criamos valor aos nossos clientes, através de soluções de modelização financeira, sob medida, para ajudar na tomada de decisões que aumentam o valor das empresas.

Os nossos profissionais fornecem soluções de modelização adaptadas às diferentes finalidades, sejam estas o desenvolvimento de atividades corporativas críticas, como atividades de M&A, joint ventures e alienações; sejam o planeamento financeiro do seu negócio, incluindo preparação e análise de novas oportunidades, afetação de custos a diferentes segmentos de negócio ou reorganizações internas

Conteúdo relacionado

Scroll to Top