Da rotina à estratégia: o futuro da contabilidade passa pela automatização

summit4

No Cegid Accounting Summit 2025, o nosso Chairman Carlos Duarte de Oliveira partilhou uma visão transformadora para a profissão contabilística: “80% do trabalho dos contabilistas pede para ser totalmente automatizado.”

Esta afirmação, destacada pelo ECO, reflete a realidade de milhares de profissionais que, assoberbados com tarefas rotineiras, não têm tempo para se dedicar ao que verdadeiramente pode fazer a diferença: a consultoria estratégica e o apoio à tomada de decisão.

O desafio é claro: libertar os contabilistas das tarefas operacionais para que possam assumir um papel consultivo junto das empresas, aproveitando a sua maior vantagem – serem os detentores de toda a informação.

A solução passa pela tecnologia. Ao automatizar processos, criamos tempo. Tempo para aprender, para inovar e para acrescentar valor real à gestão das empresas.

Carlos Oliveira, numa mesa redonda, reuniu-se neste summit com José Pires, Diretor de Operações da Riolgest, e a Carla Matos, CFO da Cegid Portugal & África, para debater os desafios e oportunidades que moldam o futuro da profissão contabilística num contexto de acelerada transformação digital.

Na Moneris, acreditamos que o futuro da contabilidade é digital, estratégico e essencial para o sucesso empresarial. E estamos comprometidos em acompanhar esta transformação.

👉 Leia o artigo completo no ECO sobre a nossa participação no Cegid Accounting Summit.

Scroll to Top