O SIFIDE é o Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarial, um instrumento fiscal que tem por objetivo aumentar a competitividade das empresas, através do apoio ao seu esforço em atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D).
Este tipo de investimento pode ser feito de duas formas:
- investimentos diretos em I&D na sua empresa;
- subscrição de Unidades de Participação em fundos de investimento reconhecidos pela ANI (Agência Nacional de Inovação).
Assim, as empresas que não realizam internamente atividades de I&D, podem investir em I&D através de Fundos de Investimento acreditados e beneficiar de um incentivo fiscal em sede de IRC que, até 31 de dezembro de 2023, pode ascender a 82,5% do montante investido.
A partir de 2024, a dedução do IRC terá um máximo de 32,5%.
Como a Moneris pode ajudar?
Na área de Corporate Finance da Moneris, temos uma equipa dedicada aos incentivos fiscais, que lhe disponibiliza um apoio especializado na identificação e acesso às medidas fiscais de apoio ao investimento disponíveis para a sua empresa.
No contexto do SIFIDE, as empresas podem usufruir de uma dedução à coleta apurada até 82,5% das despesas internas com I&D ou dos investimentos realizados em fundos de I&D.
Os investimentos efetuados até 31 de dezembro de 2023 garantem o benefício ainda neste exercício fiscal, sendo que a partir de 2024, o incentivo fiscal passa de 82,5% para 32,5%.
Se já apurou a sua matéria coletável, aproveite esta oportunidade de investimento e de otimização fiscal. Na Moneris podemos apresentar-lhe algumas soluções e todo o apoio que precisa para tomar uma decisão informada.
Fale com o seu gestor Moneris ou contacte-nos através do email incentivos@moneris.pt