Agenda do Trabalho Digno
\\ Dia 18 de outubro, entre as 9h30 e as 11h00
Em 2018 foram aprovadas medidas de promoção da igualdade remuneratória entre mulheres e homens por trabalho igual ou de igual valor, destacando-se a existência de uma política remuneratória transparente, assente na avaliação das componentes das funções, com base em critérios objetivos, comuns a homens e mulheres.
Anualmente, o Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) elabora um balanço das diferenças remuneratórias entre mulheres e homens por empresa, profissão e níveis de qualificação a partir dos dados comunicados no relatório único, competindo à ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho notificar as empresas que apresentem divergências a apresentar um plano de avaliação das diferenças remuneratórias.
Este ano, a ACT notificou mais de 1.500 empresas a apresentar o plano, que nesta altura estarão, na sua maioria, na fase de implementação que previsivelmente decorre num período de 12 meses.
A Moneris tem assumido uma posição ativa no contexto da agenda do trabalho digno e apoiado diversas organizações a endereçar esta temática.
Nesta linha de pensamento, convidámos a CITE – Comissão para a Igualdade de Trabalho e Emprego a partilhar as linhas orientadoras do “Guia de apoio para avaliação de postos de trabalho com base em critérios objetivos comuns a homens e mulheres”.
Apresentaremos, ainda, algumas perceções e experiências práticas decorrentes da nossa experiência.
Programa
9h30 | Boas-vindas – Vânia Soares (TBC)
9h35 | Metodologia para avaliação de postos de trabalho com base em critérios objetivos comuns a homens e mulheres
– Carla Tavares, Presidente do CITE
10h25 | Perceções e experiências na elaboração e implementação de um plano de desigualdades salariais
– Francisco Fernandes, Partner RH da Moneris
10h45: Q&A
\\ Conheça os oradores
Carla Tavares
DesignationPresidente do CITE e Membro do Conselho Executivo da Equinet – Rede Europeia de Organismos para a Igualdade
É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e doutoranda em Estudos de Género pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.
Francisco Fernandes
DesignationPartner de Recursos Humanos e Coordenador do Comité Técnico Laboral da Moneris.
É licenciado em Gestão de Recursos Humanos e pós-graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, pelo IPS, e tem ainda o Curso Geral de Gestão da Nova SBE.