Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Incentivos para Jovens Agricultores

Estão abertas,até 11 de março, as candidaturas, no âmbito do PDR 2020, para dois apoios cumuláveis direcionados aos jovens agricultores:

  • Jovem agricultor – prémio à instalação de até 30.000€ a fundo perdido, por jovem agricultor
  • Investimentos de Jovens Agricultores na Exploração Agrícola – 40% a 60% de apoio a fundo perdido para um investimento máximo de 500.000€

Beneficiários:

  1. Os jovens agricultores, que, à data da apresentação da candidatura, tenham idade compreendida entre os 18 e os 40 anos, inclusive, e se instalem pela primeira vez numa exploração agrícola.
  2. As pessoas coletivas que revistam a forma de sociedade por quotas e com a atividade agrícola no objeto social, desde que os jovens agricultores sejam sócios-gerentes, detenham a maioria do capital social e individualmente uma participação superior a 25% no capital social.

Despesas elegíveis:

  1. Preparação de terrenos;
  2. Edifícios e outras construções diretamente ligados às atividades a desenvolver;
  3. Adaptação de instalações existentes relacionadas com a execução do investimento;
  4. Plantações plurianuais;
  5. Instalação de pastagens permanentes, nomeadamente operações de regularização e preparação do solo, desmatação e consolidação do terreno;
  6. Sistemas de rega: instalação ou modernização, nomeadamente captação, condução e distribuição de água, desde que promovam o uso eficiente da água e sistemas de monitorização;
  7. Despesas de consolidação: durante o período de execução da operação;
  8. Máquinas e equipamentos novos, incluindo equipamentos informáticos;
  9. Equipamentos de transporte interno, de movimentação de cargas e as caixas e paletes com duração de vida superior a um ano;
  10. Equipamentos visando a valorização dos subprodutos e resíduos da atividade;
  11.  Vedações necessárias à atividade pecuária da exploração ou que visem garantir a segurança de pessoas e animais;
  12. Despesas gerais: nomeadamente no domínio da eficiência energética e energias renováveis, software aplicacional, propriedade industrial, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e branding e estudos de viabilidade, acompanhamento, projetos de arquitetura, engenharia associados aos investimentos, até 5% do custo total elegível aprovado das restantes despesas.

Como a Moneris pode ajudar?


Na área de Corporate Finance da Moneris mantemos um foco especial nos Incentivos Comunitários, com uma equipa especializada que já acompanhou inúmeras empresas nas suas candidaturas a fundos estruturais, com uma taxa de aprovação de 91%.

No contexto particular do setor agrícola, contamos ainda com os especialistas do nosso Centro de Competências na Agricultura, que compreendem as especificidades e necessidades de um setor que passa atualmente por uma transformação ditada pelo rejuvenescimento e inovação.

A nossa equipa acompanha-o ao longo de todo o período de execução do projeto, desde o processo de candidatura até aos pedidos de pagamento, de forma a garantir a maximização do cofinanciamento a obter.

Nesta reta final de quadro comunitário, com dotações cada vez mais reduzidas e prazos para candidaturas cada vez mais curtos, é crucial para o sucesso da candidatura preparar projetos atempadamente.

Contacte-nos para mais informações para o email incentivos@moneris.pt.Fazemos o enquadramento do seu projeto sem compromisso.

Scroll to Top