O período de candidaturas ao Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, que promove a inovação do tecido empresarial já vai a meio. Esta janela de oportunidade irá esgotar-se até dia 20 de Setembro ou até à dotação financeira terminar. Os projetos que chegarem mais cedo terão mais hipóteses de sucesso, por isso não deixe de preparar já o seu. Consulte-nos como.
Estas candidaturas ao Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, que pretendem promover a inovação do tecido empresarial nos seguintes domínios:
- Produção de novos bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis diferenciados ou melhorias significativas da produção atual através da transferência e aplicação de conhecimento;
- Adoção de novos ou significativamente melhorados processos ou métodos de fabrico, de logística e distribuição, bem como métodos organizacionais.
Dado que neste concurso não serão apoiados projetos de investimento de mera expansão ou de modernização, uma adequada descrição e fundamentação do projeto é fundamental para a sua aprovação.
Dotação:
- 400 milhões de euros (145 milhões para o aviso 12/SI/2021 – Inovação Produtiva – Territórios do Interior e 255 milhões para o aviso 13/SI/2021 – Inovação Produtiva – Outros Territórios)
Período de candidaturas:
- Até 20 de setembro de 2021; ou
- Até esgotamento da dotação financeira
Despesas Elegíveis:
- Aquisição de máquinas e equipamentos;
- Aquisição de equipamentos informáticos, incluindo o software para o seu funcionamento;
- Obras de construção ou remodelação (apenas para Indústria e Turismo);
- Transferência de tecnologia através da aquisição de direitos de patentes;
- Licenças, Software standard ou desenvolvido especificamente;
- Serviços de engenharia relacionados com a implementação do projeto;
- Estudos, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e projetos de arquitetura e de engenharia.
Natureza dos beneficiários:
- PME e não PME
Taxas de financiamento:
Variam consoante a dimensão da empresa e o montante de investimento, podendo atingir um apoio de até 75% do investimento, dividido da seguinte forma:
- 50% do apoio através de incentivo não reembolsável;
- 50% do apoio através de um empréstimo bancário sem juros.
Outras Informações
- Investimento mínimo de 75.000 euros, e máximo de 25 milhões de euros;
- Projetos com uma duração máxima de 24 meses.
Como a Moneris pode ajudar?
Na área de Corporate Finance da Moneris mantemos um foco especial nos Incentivos Comunitários, com uma equipa especializada que já acompanhou inúmeras empresas nas suas candidaturas a fundos estruturais, com uma taxa de aprovação de 91%.
Nesta reta final de quadro comunitário, com dotações cada vez mais reduzidas, é crucial para o sucesso da candidatura preparar projetos atempadamente.
Contacte-nos para mais informações para o email incentivos@moneris.pt. Fazemos o enquadramento do seu projeto sem compromisso.