Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Primeira edição do Anuário da Agricultura

Uma publicação que apresenta o desempenho do setor em 2018, com a análise dos principais indicadores nacionais e regionais que sustentam as tendências e as estratégias para os próximos anos.

Com a chancela do C.C da Agricultura , esta publicação pretende ser uma ferramenta de referência no setor, utilizada pelos gestores, investidores e empreendedores para uma tomada de decisão estratégica.

Nesta publicação especializada, contamos ainda com os testemunhos de alguns dos principais agentes do setor, que analisam os temas como:

Resumo:

O setor agrícola nacional continuou, ao longo do ano 2018, a dar provas do seu potencial e desenvolvimento, ainda que limitado pelas condições climatéricas adversas, nomeadamente, um outono extremamente quente e seco e um inverno seco e frio, destacando-se nesse período os cereais, que aumentaram a sua produção em 8,5% face ao período homólogo.

Ainda segundo os resultados deste anuário, a campanha agrícola 2017/2018 terá sido marcada pelo decréscimo das principais superfícies agrícolas cultivadas com culturas temporárias e por quebras generalizadas das produções.

O saldo, no entanto, foi um crescimento nominal da produção do ramo agrícola, consequência de um aumento dos preços base em cerca de 2,1%, como fazem questão de referir Rui Almeida, CEO Moneris, e João Gomes, responsável pelo Centro de Competências para a agricultura.

Estes profissionais consideram que “o setor continua a enfrentar desafios prementes, nomeadamente, ao nível da produção, onde a escassez de mão-de-obra, as condições climatéricas aliadas a temáticas ambientais e de sustentabilidade que potenciam e ou condicionam fatores de produção, carecem de uma intervenção de técnicos especializados, redefinindo estratégias futuras e projetando as necessidades tecnológicas e de investigação por forma a dar resposta às necessidades do mercado ”.

Como a Moneris pode ajudar?

Encaramos a Agricultura como um setor abrangente, considerando que dele fazem parte não só as atividades agrícolas tradicionais (cultivo, pecuária e floresta), mas também aquelas ligadas às pescas e à agroindústria.

Trabalhamos toda a cadeia de valor, desde a investigação e inovação, até aos canais de financiamento disponíveis.

Os serviços e soluções para o setor agrícola apresentam uma visão integrada sobre os desafios e oportunidades atuais do setor, com uma proposição de valor orientada para:

  • Melhorar a qualidade da informação de apoio à gestão;
  • Permitir a focalização na área de negócio, com apoio especializado para a gestão agrícola;
  • Maximizar a rentabilidade operacional;
  • Otimizar e e enquadrar de forma adequada a estruturação fiscal da atividade;
  • Gerir os riscos do negócio;
  • Facilitar o acesso a soluções de financiamento.
Scroll to Top