Rui Almeida, CEO da Moneris, foi um dos executivos de empresas de consultoria contactados pelo Jornal Económico, e abordou a questão da automação e gestão de talento.
Gostaria de destacar dois desafios essenciais para as empresas de consultoria: tecnologia e gestão de talentos.
A tecnologia está a ter um impacto sem precedentes nas empresas de serviços profissionais.
A inovação tecnológica está, presentemente, a por em causa os modelos tradicionais de prestação de serviços, criando oportunidades e ameaças que têm de ser endereçadas.
No que diz respeito à consultoria em processos de rotina, a automação, digitalização e robotização são hoje fatores essenciais, indutores de produtividade e rentabilidade; por outro lado, no que diz respeito à consultoria de processos operacionais não recorrentes, de negócio e estratégicos, a visão tecnológica e de inovação tem de estar claramente enquadrada na proposição de valor apresentada pelos consultores.
Num segundo eixo, a gestão de talentos tornou-se igualmente um dos maiores desafios do setor de serviços profissionais.
A escassez atual de recursos qualificados leva a que haja uma concorrência permanente pelo conhecimento e pelo capital humano.
Atrair, desenvolver e reter talentos tornou-se, assim, um desígnio tão ou mais importante como ganhar novos clientes e novos projetos.
Sem os recursos certos e em suficiente escala, qualquer empresa de consultoria está condicionada na sua capacidade de crescer e de se desenvolver.
Clique aqui para ler o artigo completo.