Anuário do Turismo 2022: uma viagem pelas regiões, pela retoma e pela superação

asnuariotus2022

Anuário do Turismo da Moneris está de volta, numa edição que leva os leitores a viajar por todas as regiões de Portugal, em que são discutidas as múltiplas realidades do setor, o seu contribuo e relevância para a economia das regiões, para o desenvolvimento do território e para a emergência de atividades económicas essenciais à competitividade das nossas terras.

Olhamos também para os principais indicadores do setor, que traduzem uma recuperação inegável em 2021, com o crescimento do número de hóspedes, do número de dormidas, do RevPar, e do Total de Proveitos, em todas as regiões, de forma muito significativa.

Segundo as estimativas rápidas do INE para julho, 2022 supera já o ano recorde de 2019, com um crescimento homólogo de 6,3% em termos de hóspedes, e de 4,8% nas dormidas. Também as receitas do turismo continuam a crescer de forma expressiva, prevendo-se que em 2022 se atinja um valor próximo do que era expectável para 2024, o que representa uma aceleração significativa face às estimativas de recuperação do setor.

Este ano, uma vez mais, contamos com contributos extraordinariamente relevantes, como o da Senhora Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, dos Presidentes das Regiões de Turismo de Portugal, do CFO do Grupo Pestana, Pedro Fino, do Presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, Hélder Martins, entre tantos outros.

Temos ainda os contributos dos nossos especialistas, que se debruçam sobre temas diversos e estruturantes, como sejam: as tendências dos novos viajantes; os sistemas de análise e relato económico e financeiro na hotelaria; o novo quadro comunitário e apoios e incentivos relevantes para o setor; a análise de indicadores setoriais em 2021 e no primeiro trimestre de 2022; as perspetivas para a atividade turística.

Descubra o nosso Anuário do Turismo Moneris e deixe-nos os seus

Scroll to Top