A mais recente publicação da Moneris “Agricultura: Outlook Primavera” foi destacada na Executive Digest.
Esta publicação de caráter excecional é dirigida aos empresários e gestores do setor agrícola, que pretende partilhar informação útil e relevante para a necessária redefinição estratégica do setor, com alguns dados essenciais para a tomada de decisão, e a análise dos impactos de curto prazo e das previsões de produção e consumo para 2020.
Segundo o Outlook, o grande problema prende-se com o facto do comportamento do consumidor em casa ser totalmente diferente dos hábitos alimentares num hotel (enquanto estamos de férias), num restaurante (enquanto desfrutamos de uma refeição fora de casa) e até mesmo nos cafés.
Face às medidas de confinamento de reação à pandemia da covid-19, as vendas de retalho dispararam, particularmente nos maiores produtores europeus de azeite, apesar da queda e interrupção da atividade de restauração, que representa 15% da compra de azeite, segundo dados do “Agricultura: Outlook Primavera”, uma análise elaborada pelo Centro de Competências da Agricultura da Moneris.
Face ao impacto económico da atual pandemia da covid-19, na Europa as estimativas apontam para o consumo de vinho sofra uma queda na ordem dos 8%, face à média dos últimos cinco anos e Portugal não será exceção, alerta a recente análise “Agricultura: Outlook Primavera”, elaborada pelo Centro de Competências da Agricultura da Moneris.