Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A transformação digital abordado por Bruno Lopes, na revista Executive

Bruno Lopes, consultor e coordenador do Centro de Competências de Tecnologias de Informação da Moneris, aborda os desafios das organizações no processo de aceleração da transformação digital que a pandemia trouxe e como a Moneris abordou os mesmos.

É com esta dinâmica de transformação digital que somos levados a criar soluções inovadoras, baseadas em tecnologias como a cloud (infra-estruturas e software), a inteligência artificial, as webAPI, os RPA (robôs) ou machine learning. Estas tecnologias, já disponíveis no mercado mesmo antes da pandemia, são ferramentas chave para que as organizações dinamizem os seus negócios e os transformem, respondendo aos desafios de evolução que estamos a enfrentar. Um dos desafios mais prementes nesta fase que atravessamos é o da mobilidade empresarial, levando as tarefas dos escritórios físicos para modelos de trabalho remoto ou híbrido

Outra forma como a inovação está a chegar às empresas é atra-vés da inteligência artificial e machine learning. Estas soluções podem estar presentes através das funcionalidades incorporadas nos softwares de produtividade ou de negócio, apoiando os utilizadores nas operações do dia-a-dia ou através de produtos desenhados sobre estas tecnologias. Uma das mais valias da inclusão de pro-cessos de inteligência artificial e machine learning, nos processos de negócio das organizações, são os mecanismos de apoio à tomada de decisão, assegurando que as decisões são tomadas da forma certa, no momento certo e de forma a atingir o melhor resultado. A forma como a inteligência artificial pode usar dados e análises de situa-ções similares para prever novas ocorrências, complementado com a capacidade de aprendizagem do machine learning, contribui com dados chave no suporte à tomada de decisão por parte dos utilizado-res, disponibilizando informação que de outra forma seriam quase impossíveis de recolher.

As aplicações móveis contribuem também para uma imagem de inovação das empresas, permitindo o acesso a informação em tempo real, em qualquer local. A APP disponibilizada pela Moneris, foi criada para facilitar o planeamento e a gestão fiscal das empresas, possibilitando a empresários e gestores, a consulta de informações relevantes para a tomada de decisão, o pagamento de impostos e obrigações contributivas ou mesmo o simples contacto com os consultores que apoiam as suas organizações.

pese embora o caminho já desenvolvido na adopção destas tecnologias, é importante que as empresas tenham especial atenção à gestão da mudança, de forma a preparem os seus cola-boradores para a transformação originada por novas formas de tra-balho, adaptando-os a novas tarefas de maior valor para os clientes e para o ecossistema que envolve a organização, integrando pessoas e tecnologia de forma sustentável e responsável. O maior factor de sucesso para as empresas, na adoção tecnológica nesta era digital, será encontrar a simbiose p

Na versão Online

Sobre o Centro de Competência de Sistemas de Informação

A Moneris desenvolveu um Centro de Competências de Sistemas de Informação, possibilitando aos seus clientes um serviço especializado na gestão de plataformas para a integração de processos empresariais.
liando o seu conhecimento estrutural do mercado nas suas áreas core com o seu know-how em Sistemas de Informação, ajudando os nossos clientes a encontrar a solução de gestão e plataformas para integração de processos empresariais que melhor se adapta ao seu negócio.

Scroll to Top