Vouchers para Startups – novos produtos verdes e digitais

alertanewscapa.jpg

As startups podem apresentar as suas candidaturas para projetos enquadrados na promoção de modelos de negócio, produtos ou serviços digitais, que tenham um contributo positivo para a transição climática.

São elegíveis os projetos com elevada eficiência na utilização de recursos, que permitam a redução dos impactos da poluição, que fomentem a economia circular, que constituam novas soluções de produção energética e/ ou que se caracterizem pela utilização de Dados Abertos ou de Inteligência Artificial, nomeadamente: 

  • Apoio ao arranque e crescimento – Financiamento a startups em fase de arranque;
  • Apoio à participação em programas de ignição e aceleração – Financiamento de startups que se candidatem a programas de ignição ou de aceleração;
  • Apoio ao desenvolvimento de projetos piloto – Financiamento destinado à demonstração de tecnologia ou modelos de negócio/ serviços, desenvolvidos por startups, que permitam à Startup fazer uma demonstração da sua tecnologia, comprovando a sua eficácia.

São elegíveis para apoio as startups que assumam a forma de PME, de qualquer natureza ou forma jurídica, que tenham sido criadas há menos de 10 anos.

O montante de financiamento a conceder corresponde a 30 mil euros por beneficiário, e assume a natureza de incentivo não reembolsável.

Principais condições de acesso

  • Os projetos deverão ser desenvolvidos por startups que tenham ou queiram desenvolver modelos de negócio, produtos ou serviços digitais, com componente verde, em setores com maior intensidade de tecnologia e conhecimento, ou que valorizem a aplicação de resultados de I&D na produção de novos bens e serviços;
  • Os projetos deverão identificar ações e boas práticas que incentivem a participação do sexo sub-representado.

 
Despesas elegíveis

  • Custos com recursos humanos existentes ou a contratar, destinados às atividades a desenvolver no âmbito do projeto, até ao valor de 75% do total dos custos elegíveis;
  • Despesas com acreditação ou certificação tecnológica de recursos humanos;
  • Aquisição de Serviços Externos Especializados, tais como serviços de apoio à digitalização de processos de negócios, serviços de marketing, de desenvolvimento de produtos e serviços, de consultoria e de outros serviços especializados para a prossecução dos objetivos do projeto;
  • Aquisição ou aluguer operacional de equipamentos, bem como custos de licenciamento ou de subscrição de software, destinado às atividades a desenvolver no âmbito do projeto;
  • Custos com a proteção/ valorização de direitos de propriedade intelectual;
  • Custos indiretos (calculados com base em custos simplificados, assentes na aplicação da taxa fixa de 15% dos custos com recursos humanos).


Indicadores de resultado

  • Nº de produtos ou serviços digitais com contributo positivo na Transição Climática.

Como a Moneris pode ajudar?

Na área de Corporate Finance da Moneris mantemos um foco especial nos Incentivos Comunitários, com uma equipa especializada que já acompanhou inúmeras empresas nas suas candidaturas a fundos estruturais, com uma taxa de aprovação de 91%.

No contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), as candidaturas têm alguma complexidade, pelo que aconselhamos a sua preparação atempada.

O prazo para a apresentação de candidaturas aos Vouchers Startups mantém-se aberto até à receção de candidaturas que atinjam o limite apurado em função da dotação orçamental, que corresponde a 65 milhões de euros.

Contacte-nos para mais informações para o email incentivos@moneris.pt.Fazemos o enquadramento do seu projeto sem compromiss

Scroll to Top