SNC - Sistema de Normalização Contabilística, Teoria e Prática


Nesta obra, são analisadas pormenorizadamente as Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro (NCRF), que constituem o núcleo central do Sistema de Normalização Contabilística (SNC), partindo da envolvente teórica do normativo contabilístico, passando pela articulação com a fiscalidade, e culminando com a apresentação de exemplos, ilustrações e propostas de resolução de casos práticos, para a facilitar a compreensão das matérias e motivar os leitores para o grande interesse do relato financeiro como instrumento fundamental para a análise do desempenho e avaliação das empresas. Nesta obra é ainda de realçar a implementação dos procedimentos contabilísticos de acordo com o novo normativo, que é evidenciada pela apresentação de inúmeros casos práticos, muito próximos da realidade, que facilitam a sua aplicação a situações concretas de preparação das demonstrações financeiras.

Data de edição: fevereiro 2011

 

Sobre os autores:

A grande experiência e conhecimento dos autores na área Contabilística permite-lhes apresentar e discutir a aplicabilidade das NCFR, com o recurso a esquemas e ilustrações para facilitar a sua compreensão.

João Manuel Lopes Gomes, licenciado em Gestão de Empresas pelo ISLA – Instituto Superior de Línguas e Administração, mestrando em Gestão com especialização em Finanças pela Universidade de Évora. Especialização em Fiscalidade pela Faculdade de Ciências Económicas Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.

Jorge Manuel Rodrigues Pires, licenciado em Informática de Gestão e em Gestão de Empresas pelo ISLA – Instituto Superior de Línguas e Administração, mestre em Gestão com especialização em Finanças pela Universidade de Évora. Membro Estagiário da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.

Ambos os autores são Técnicos Oficiais de Contas e quadros superiores da Moneris, onde exercem funções desde 1987, fazendo parte dos seus Comités Técnicos Contabilístico e Fiscal.

São ainda formadores em matérias relacionadas com as IAS/IFRS e NCRF.