Serviços Financeiros e Seguros


Serviços Financeiros

O setor da banca atravessa presentemente um período particularemente exigente.

Com efeito, o sistema bancário europeu está hoje a viver uma profunda alteração de paradigmas, ao nível regulatório e de governo, e assente num pressuposto de esforço de desalavancagem, de capitalização e de reforço da sua liquidez.

Agudiza-se pois a necessidade de reorientação das linhas de ação para uma gestão adequada do risco e para a adoção de modelos de governance que permitam dar resposta aos desafios da regulação e ao imperativo da recapitalização, prevista no âmbito do Programa de Assistência Financeira (PAEF) a que o país tem estado sujeito.

 

Seguros

No topo da agenda do setor segurador estão as novas regras de solvência e regulamentação.

Estas regras exigem uma nova cultura de gestão do risco, assente em sistemas e processos de controlo interno mais adequados, robustos e eficazes.

Deste modo, a crescente prevalência da gestão do risco nas organizações do ramo segurador impõe uma correta integração das diferentes molduras regulamentares, designadamente no que respeita ao conjunto de princípios articulados quer pelo Instituto de Seguros de Portugal, quer pelo EIOPA – Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma; de onde sobressai com particular prevalência os requisitos relacionados com Solvência II e em particular da Norma Regulamentar n.º 14/2005-R, de 29 de Novembro.

 

O grupo Moneris tem uma equipa de profissionais preparada para apoiar as empresas da indústria de serviços financeiros e seguros, no desenvolvimento e melhoria dos mecanismos de gestão de risco e de compliance, tanto ao nível do seu relato financeiro como ao nível dos processos de negócio e do desempenho operacional.