Saúde


Com o aumento insustentável das despesas no setor público da saúde, assistiu-se à crescente necessidade de regular os dispêndios, do ponto de vista orçamental, e ao emergir de uma nova exigência de proceder ao relato da situação contabilística, financeira e patrimonial, por parte das entidades do setor público e estatal.

Desde a década de 90 que se vêm empreendendo programas de reforma e modernização da Administração Pública, assentes prevalentemente no estabelecimento de parcerias público privadas no setor da saúde e na progressiva abertura à iniciativa privada de sub-setores desta fundamental atividade económica. Mais recentemente, a conversão em Sociedades Anónimas da generalidade dos hospitais públicos vem acentuar este ambiente de "empresarialização" da saúde.

A Moneris tem vindo a colaborar com alguns agentes no sentido de dar uma resposta adequada aos desafios que se lhe colocam, designadamente os desafios de um demonstrável rigor e transparência na gestão dos dinheiros públicos.

Com este fim, temos vindo a colaborar na implementação de sistemas contabilísticos que permitem proceder um apurado controlo orçamental e que visam obter e divulgar informação sobre a situação financeira e patrimonial das entidades.

O grupo Moneris vem assim ao encontro do novo paradigma da competitividade e de um novo nível de exigência e de profissionalismo de gestão que se impõe à rede pública de saúde.