Reestruturações


A área de Reestruturações nasce na Moneris como uma necessidade naturalmente sentida no conjunto das restantes áreas de negócio do Grupo.

Normalmente associada a mudanças de propriedade da empresa ou a mudanças significativas no negócio, a Reestruturação constitui-se como instrumento transversal às nossas áreas de Apoios e Incentivos, Avaliações, e Fusões e Aquisições.

Por outro lado, sendo a Reestruturação um ato de reorganização das estruturas de uma empresa com a finalidade de torná-la mais rentável, ou melhor organizada, para suas necessidades atuais e futuras, torna-se um instrumento fortemente utilizado também na nossa área de estudos e projetos.

A Reestruturação pode assim revestir-se de duas formas essenciais:

  • Reestruturação empresarial, abrangendo diversas áreas da empresa no sentido de tornar os seus processos mais eficientes e melhorar os níveis de rentabilidade.
  • Reestruturação financeira, focada apenas numa renegociação de dívida que permita à empresa equilibrar o esforço de tesouraria num período crítico.

A Moneris conta na sua equipa com consultores especializados no diagnóstico, avaliação e implementação destas ferramentas.

 

Processos de Reestruturação Empresarial

Os processos de Reestruturação Empresarial têm por objetivo tornar a empresa mais competitiva. A tónica está na vertente económica.
São processos que podem surgir na sequência de processos de transação, visando um reposicionamento estratégico da empresa de acordo com os objetivos da nova estrutura societária.

Muitas vezes estão na base de processos de turnaround económico, em consequência de uma contração ou alteração significativa de mercado com forte impacto económico na atividade da empresa.

A Moneris apoia o empresário através da prestação dos seguintes serviços:

  • Análise da viabilidade do negócio, sob as perspetivas económica e financeira;
  • Elaboração do Plano de Negócio em Reestruturação;
  • Apoio na angariação de capital, quando aplicável (área de Apoios & Incentivos);
  • Apoio em transações de capital, quando aplicável (área de Fusões & Aquisições).

 

Processos de Reestruturação Financeira

Os processos de Reestruturação Financeira têm por objetivo alcançar uma estrutura financeira equilibrada através do ajustamento do serviço da dívida. A tónica está na vertente financeira.

São processos que surgem muito associados a ambientes judiciais, como é o caso do Processo Especial de Revitalização (PER) e o Processo de Insolvência com Recuperação, mas também a ambientes extra judiciais, como é o caso do SIREVE.

A Moneris apoia o empresário através da prestação dos seguintes serviços:

  • Análise da viabilidade do negócio, sob a perspetiva financeira;
  • Elaboração do Plano de Revitalização para empresas economicamente viáveis, que atravessam períodos de stress financeiro;
  • Elaboração do Plano de Recuperação para empresas em Processo de Insolvência;
  • Negociação do Plano junto dos principais credores;
  • Acompanhamento da implementação do Plano a nível operacional, contabilístico e fiscal.

 

A nossa equipa

Ana Paulino | Diretora da área de Reestruturações