Fusões e Aquisições


As Fusões e Aquisições são atualmente uma importante área no mundo dos negócios.

Muitas empresas líderes de hoje, fizeram o seu percurso recorrendo ao M&A e no futuro, as Fusões e Aquisições manter-se-ão como um instrumento importante das empresas que pretendem ser líderes.

Os profissionais do grupo Moneris na área de Fusões e Aquisições identificam os compradores e vendedores adequados às operações, recorrendo às estratégias corretas que permitam apoiar a transação.

 

Assessoria na Compra

Apoiamos na:

  • Seleção de potenciais alvos;
  • Avaliação, análise de sensibilidade e identificação de sinergias;
  • Assessoria no processo de negociação;
  • Coordenação dos processos de Due Diligence (financeiro, fiscal, jurídico e outros);
  • Assessoria no processo de angariação e negociação do financiamento da transação;
  • Coordenação com os assessores jurídicos (e outros) dos aspetos económicos e financeiros a incluir nos contratos finais.

 

Assessoria na Venda

Apoiamos na:

  • Avaliação da empresa ou área de negócio a alienar;
  • Identificação e seleção de potenciais investidores;
  • Elaboração de sumário de negócio (teaser), relatório confidencial de negócio (information memorandum) e apresentações;
  • Assessoria no processo de negociação com vista à seleção de Ofertas Não Vinculativas e preparação do processo de data room para due diligence de investidor.

 

Angariação de Capital e Dívida

Trabalhamos em colaboração com os gestores e acionistas de PMEs para ajudá-los na angariação de capital normalmente para:

  • Financiar novas empresas;
  • Financiar iniciativas de crescimento orgânico incluindo instalações, operações ou expansão geográfica;
  • Financiar a aceleração de projetos para comercialização de novos produtos e serviços;
  • Preparar a empresa para a sua próxima fase de crescimento;
  • Adquirir outros negócios.

Aconselhamos os nossos clientes em cada etapa do processo de captação de recursos, a partir de desenvolvimento de uma estratégia e a identificação das potenciais fontes de capital com vista ao fecho da transação. Temos relações com uma ampla gama de fontes de capital, que vão desde empresas de capital de risco, private equity a banca nacional e internacional.

 

Distressed M&A

Stress financeiro é normalmente um evento imprevisto que poderá provocar uma operação de M&A e que segue um processo distinto do comum.

É necessária uma equipa experiente, com alto perfil técnico, para compreender a dinâmica de reestruturação multifacetada de uma operação de Distressed M&A, em que dada a diminuição do valor da empresa em stress financeiro, o processo de colocação deverá ser ágil e rápido.

Uma ação rápida na avaliação e articulação dos pontencias benefícios ajuda a minimizar os riscos percebidos de uma empresa em dificuldades, seja dentro ou fora dos tribunais. O processo de venda deve ser documentado com rigor e comunicado a uma ampla e diversificada gama de partes interessadas, como fornecedores e colaboradores.

A avaliação da empresa requer modificações nos processos convencionais, com a capacidade de se aplicar os fatores únicos para determinar a valorização de vários ativos tangíveis e intangíveis.

Na Moneris encontra a capacidade de fócus e alocação de recursos financeiros ou estratégicos, com vista à conclusão da transacção rapidamente.

 

MBO

Quando os proprietários de uma empresa desejam alienar toda ou parte da mesma muitas vezes é possibilitada a oportunidade de comprar à equipa de gestão. Embora esta seja uma perspetiva animadora para a equipa de gestão e para o proprietário, a maioria não possui a experiência necessária para fechar a transação.

Na Moneris acompanhamos as equipas de gestão para formular ofertas, estruturar a transação, e analisar o nível de dívida a aportar e capitais próprios ao negócio.

 

Private Equity e Venture Capital

Através de uma abordagem personalizada, construímos relações com as sociedades de capital de riscos e outros investidores, através de uma abordagem personalizada, procurando garantir que os nossos clientes acedem às fontes de financiamento e aos instrumentos de capital que mais se adequam às suas necessidades.

 

Real Estate Advisory

Caso esteja a considerar retirar capital investido em ativos imobiliários, nomeadamente com o objetivo de reinvestimento no core business, diversificação do negócio ou amortização de dívida já contratada. Podemos também apoiá-lo na otimização da estrutura de capital e/ou balanço e no financiamento de projetos imobiliários de grande dimensão ou ainda assessorá-lo na reestruturação de dívida associada a ativos imobiliários.

 

Due Diligence

A Due Diligence surge após a assinatura da Oferta Não Vinculativa, sendo normalmente uma das condições prévias à realização do negócio entre as partes. Nela o investidor tenta atenuar a assimetria de informação que possa existir entre ele, a gestão e o vendedor, por forma a assegurar a total compreensão e conhecimento da situação atual da entidade, do potencial do negócio e dos riscos presentes e futuros inerentes ao mesmo.

Realizamos a Due Diligence que abrange a área financeira, contabilística e fiscal e que deve obrigatoriamente ser preparada de acordo com as características da entidade ou do negócio em análise. Assim, a nossa equipa de consultores financeiros disponibiliza uma listagem com a informação e documentos legais necessários à análise, a serem disponibilizados pelo vendedor (empresa alvo), atendendo obviamente ao escopo do trabalho contratado com o investidor. Trabalhamos para que exista uma interação entre os consultores Moneris da área financeira, contabilística e fiscal e os consultores jurídicos e laborais que assessoram o comprador, de forma a minimizar os riscos para as partes envolvidas.

Na Moneris analisamos detalhada e minuciosamente a situação de uma empresa ou de um negócio, por forma a detetar a sua real situação contabilística, financeira e fiscal, nomeadamente a análise de toda a informação considerada essencial sobre os ativos, passivos e capital próprio da sociedade e ou negócio, por forma a verificar a sua conformidade com os princípios contabilísticos vigentes em determinado país, bem como, se esses refletem de forma verdadeira e apropriada o seu valor nas demonstrações financeiras da sociedade tendo também como desígnio verificar as oportunidades, riscos e contingências, passadas, presentes e futuras e qual o impacto que as mesmas terão na avaliação e valorização da empresa alvo.

 

A nossa equipa

Diogo Relvas

João Gomes

Jorge Pires