Estatuto dos Benefícios Fiscais


“Estatuto dos Benefícios Fiscais” é a mais recente obra do conceituado fiscalista Abílio Sousa, consultor no grupo Moneris, que desenvolve uma temática cada vez mais importante para as empresas, abordada de uma forma simples, prática e estruturada, dando a conhecer não só o diploma do Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF), mas também a vasta legislação existente de forma avulsa.

Como especialista na prestação de serviços de assessoria fiscal, o grupo Moneris orgulha-se de estar ao lado de Abílio de Sousa e do Vida Económica no lançamento desta publicação, que muitos já consideram constituir um marco no panorama da literatura fiscal em Portugal e um auxiliar de relevo indiscutível na compreensão dos benefícios fiscais ao dispor das empresas.

Rui Pedro Almeida, Administrador e CEO do grupo Moneris acrescenta: “Esta obra dá-nos uma visão agregadora dos benefícios que se encon¬tram dispersos em diplomas avulsos e constitui, deste modo, um inesti¬mável contributo para aqueles que pretendam prosseguir uma adequa¬da gestão fiscal, factor determinante para assegurar a competitividade nas empresas e garantir a melhoria do seu desempenho.”

Esta obra reúne, pela primeira vez, num único documento, todos os benefícios fiscais, incluíndo aqueles que constam de diplomas avulsos, procedendo à sua análise e apresentando comentários que permitem o seu estudo de uma forma mais profunda.

Ao longo do livro, o leitor encontra diversos exemplos e casos práticos de aplicação dos benefícios, tornando-o assim num documento de apoio essencial ao estudo dos mesmos. A obra inclui também várias instruções administrativas emanadas pela Autoridade Tributária as quais completam a interpretação e funcionamento dos benefícios.

Data de edição: março 2013

Consultar o digest: estatuto_beneficios_fiscais

 

 

Autor: Abílio Sousa, Consultor Moneris 

Sobre o autor: 

Abílio José da Costa Sousa nasceu em Lisboa, a 12 de Maio de 1962. É licenciado em Economia, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Após 30 anos de carreira na Autoridade Tributária, onde desempenhou funções de Chefe da Divisão de Liquidação do IRC, é atualmente Consultor do grupo Moneris.

É formador em diversas instituições, designadamente, Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, APOTE C e APECA, sendo ainda autor de diversos manuais de formação na área fiscal. É professor convidado do ISCTE-INDEG no mestrado de gestão fiscal.