Assessoria Fiscal


De modo a maximizar a eficiência fiscal e rendibilidade da sua empresa, a equipa de consultores fiscais do grupo Moneris detém competência comprovada nas mais diferentes áreas e ramos da fiscalidade.

 

Estimativas de impostos sobre os lucros (IRC)

Apuramos os ajustamentos de correção ao resultado líquido contabilístico, nomeadamente custos não dedutíveis, benefícios fiscais diversos e variações patrimoniais não refletidas no resultado contabilístico.

Este apuramento é feito com regularidade, durante o exercício fiscal, possibilitando aos nossos clientes um acompanhamento da evolução da empresa do ponto de vista tributário.

Desta forma, asseguramos que os nossos clientes beneficiam das oportunidades que um adequado planeamento pode conceder, alinhando a estratégia fiscal à realidade do negócio.

 

Apuramento de Impostos diferidos (ID)

Apuramos todas as diferenças temporais entre o resultado contabilístico e o resultado fiscal, por forma a determinar (quando aplicável) o valor de impostos diferidos que deverão constar das demonstrações financeiras.

 

Elaboração de Dossiers de Preços de transferência (PT)

No contexto dos grandes grupos económicos, verificamos se o processo de documentação de preços de tranferência entre empresas do grupo está adequadamente preparado por forma a prevenir riscos de ajustamentos pelas Autoridades Fiscais, em especial no que respeita à divulgação das operações intra-grupo mais relevantes e aos dados utilizados para efeitos comparativos.

 

Regime Aplicável a Pagamentos a não residentes (DTI)

Nesta matéria, garantimos aos nossos clientes o cumprimento das respetivas obrigações fiscais em matéria de retenção na fonte nos pagamentos efetuados a entidades não residentes, de forma a evitar riscos fiscais.

 

Operações de reestruturação

Analisamos as consequências fiscais das operações de reestruturação, em sede dos diversos impostos relevantes, para assegurar o cumprimento dos requisitos de tributação em causa.

 

Tratamento de Imposto do selo (IS)

Garantimos a correta adoção dos procedimentos relativos a este imposto.

 

Procedimentos em sede de Imposto Sobre Valor Acrescentado (IVA)

Verificamos e garantimos a adoção de procedimentos adequados em sede de IVA. Pomos em prática metodologias adequadas de recuperação de IVA e alinhamos os procedimentos relativamente às situações de auto liquidação deste imposto.

 

Identificação de oportunidades de melhor eficiência fiscal

A nossa equipa de profissionais, pela sua experiência e competência, avalia todas as oportunidades de eficiência fiscal encontradas, relatando-as aos seus clientes para que possam ter o seguimento apropriado.

 

No âmbito da assessoria e consultoria fiscal, o grupo Moneris apresenta um conjunto de serviços e soluções que o transforma no parceiro de referência para a sua empresa, contribuindo, deste modo, para o sucesso dos seus projetos e negócios.

As nossas soluções e âmbito de atuação incluem:

  • Prestação de serviços de outsourcing na área fiscal
  • Consultoria e acompanhamento fiscal regular
  • Diagnóstico, planeamento e prevenção fiscal
  • Revisão de Declarações Fiscais
  • Apoio e acompanhamento de ações inspectivas por parte da Administração Fiscal
  • Representação na fase graciosa do procedimento tributário
  • Apuramento e estimativa fiscal do fecho de contas
  • Estruturação de quadro salarial

 

Comité Técnico Fiscal

Mobilizando os melhores especialistas da Moneris nas áreas da Contabilidade, Fiscalidade e Laboral, avançamos com a criação de 3 Comités Técnicos, que têm como objetivo dotar os nossos profissionais de constante e atualizada informação técnica relevante para a prestação de um serviço completo e diferenciado, potenciando a criação de valor aos nossos clientes.
 
A crescente e constante necessidade de atualização legislativa em matérias fiscais levou-nos assim à criação de um Comité Técnico Fiscal, constituído por 5 dos maiores especialistas Moneris na área, e que conta ainda com a consultoria de Abílio Sousa, que após 30 anos de carreira na Autoridade Tributária, onde desempenhou funções de Chefe da Divisão de Liquidação do IRC, é atualmente consultor Moneris, formador em diversas instituições e professor convidado do ISCTE – INDEG no mestrado de Gestão Fiscal.

A nossa equipa

Jorge Pires | Coordenador Comité Técnico Fiscal

Célia Nogueira

Eduardo Costa

João Gomes

Rui Martins

Abílio Sousa | Consultor Moneris